Fortaleza Belle Époque



PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza Belle Époque: reformas urbanas e controle social (1860-1930). 3. ed. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2001. 208p.

Por que ler ?

A obra revela-nos como ocorreu o processo de expansão e remodelação de Fortaleza no período de 1860 a 1930, destacando como o antigo e o moderno começavam a conviver na paisagem urbana da cidade. Refere-se ainda ao processo de embelezamento com base em modelos europeus vigentes - sobretudo parisienses - pelo qual Fortaleza passou nesse período. Segundo José Borzacchiello da Silva, o livro é "uma verdadeira garimpagem de informações entre a passagem do tempo e as transformações espaciais de Fortaleza, a vida de seu povo, seu comércio agitado e antenado com as últimas novidades européias, além do mais, resgata o 'glamour' das elites, recompõe sua paisagem".

"Fica difícil não concordarmos com o que nos dizem os homens e os retratos daquele tempo sobre a beleza da cidade, e nisso conta, um pouco que seja, o afeto que a nossa condição de Fortalezense encerra. De maneira que, o que vimos, igualmente nos encantou: um conjunto urbano harmonioso, crescendo a olhos vistos, mas guardando a singeleza do muito que ainda tinha de bucólico e que a introdução de uma pretensiosa belle époque não descaracterizou, antes emoldurou. Logradouros com viçosos jardins, coretos, música, cafés em forma de chalets, e o espetáculo de uma pequena multidão em desfile. Uma rua chamada Formosa, as cadeiras nas calçadas, as aventuras e as serenatas da jovem boemia literária. As noites de luar, quando os combustores a gás não eram acesos por respeito a um ´pacto com a lua cheia'. Os dias intensamente iluminados por um sol de ano inteiro, realçando as cores do céu, do mar, das árvores, das casas e roupas claras. Suas ruas e boulevards planos e alinhados a perder de vista, com suas filas de sobrados e fachadas em estilo art-nouveau." (p. 195)

Sobre o autor:

Sebastião Rogério Ponte é professor do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza Belle Époque é a versão revista e atualizada de sua dissertação de Mestrado defendida em 1992 na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, sob a orientação de Estefânia Knotz Canguçu Fraga.

Onde encontrar o livro nas Bibliotecas da UFC:

Biblioteca de Ciências Humanas - 1 exemplar (ed. de 1993)

Biblioteca do Curso de Arquitetura - 2 exemplares (ed. de 1993)

Mais informações, acesse o Catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFC

Estudos complementares:

NOGUEIRA, CARLOS EDUARDO VASCONCELOS; RAMOS, FRANCISCO RÉGIS LOPES; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL. CENTRO DE HUMANIDADES.. Tempo, progresso, memória. :um olhar para o passado na Fortaleza dos anos trinta. 2006. 126p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará.

VIANA JÚNIOR, Mário Martins; FUNES, Eurípedes Antônio; Universidade Federal Do Ceará. Curso de Mestrado em História Social. Centro de Humanidades. As mulheres na expansão material de Fortaleza nos anos de 1920 e1930. 2009. 217 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Hístória, Fortaleza-CE, 2009. Também disponível em: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3135

GONDIM, Linda Maria de Pontes. Uma dama da belle epoque de Fortaleza: Maria de Lourdes H. Gondim ; ensaios sobre imaginario, memoria e cultura urbana . Fortaleza: Grafica LCR, 2001. 164p ISBN 8590204618 (broch.)

Links:

Fortaleza Belle Époque

Fortaleza na Belle Époque

Voltar